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Vender é o seu negócio... (Palestrante Sérgio Dal Sasso)

“Para repensar o seu negócio, independentemente do segmento, deverá, antes de tudo, analisar as mudanças que ocorrem no mundo ao seu redor e no perfil de seus clientes”.

Alguns processos sobrevivem frente aos outros, que, no entanto são tidos e reconhecidos como tecnologicamente superiores, pela simples razão de que as pessoas que os executam trabalham com o coração próximo dos corações dos outros.

Não importa qual seja a metodologia que ele utiliza para se aproximar do cliente final, o que pesa é o que ele encontra diante do outro, esperando por uma demonstração de algo que propicie uma resposta para o desenvolvimento de uma continuada relação. Os processos necessários ao sucesso do seu negócio continuarão mudando, e o que há de mais certo nisso é o fato de que, cada vez mais o individuo passa a ser parte diferencial de uma atividade em relação a outra.

Peço a você para que se esqueça por alguns segundos da dependência de se ter um produto ou serviço para justificar o seu negocio, pois afinal as pessoas não compram o que você produz, compram soluções, para seus próprios sonhos, que propiciem ou contribuam com melhorias. Por este simples motivo, seu produto ou serviço, se for igual ao dos outros, não terá no grau da percepção consumidora o algo “mágico” da melhor opção e alternativa.

Sua venda é para criar felicidade, transferir sorrisos com técnicas para que realmente sejam incorporadas. Resumidamente a sua principal ferramenta deverá ser uma equipe que consiga produzir e reproduzir ações capazes de traduzir os sonhos particulares dos seus consumidores, que responda com um “mix” complementar de saúde e revitalização embalado num “kit de felicidade e satisfação”.

No mundo da produção em escala, sempre haverá quem sinta falta da personificação, do atendimento diferenciado, de poder sentir algo feito com o “seu nome impresso”, do ter sido feito exclusivamente para a sua própria necessidade. No mundo de escalas, de margens reduzidas, sempre haverá quem prefira comprar pão na padaria do seu José, pois o seu José o conhece pelo nome e conhece as suas preferências, seu time de futebol, suas peculiaridades, e sabe exatamente com atendê-lo.

No mundo da produção em escala, a competência deve ser como um bolo onde a tecnologia e a capacidade profissional conjuguem a parte interna da receita, que obrigatóriamente deve ser boa, pois é a base do seu negócio, mas que também precisa ser revestida de uma bela cobertura, repleta de atrativos sensoriais para despertar a atenção do consumidor, conduzi-lo pela visão e pelo olfato até que seja definitivamente conquistado pelo paladar.

Como neste caso do bolo, o segredo de uam atividade não esta somente na alquimia da receita, mas também na forma de apresentá-la com criatividade, comprometimento e conhecimento. Mesmo que o seu bolo seja o mais saboroso do mundo, se você não tiver a capacidade de oferecê-lo adequadamente, com uma aparência que corresponda ao desejo de quem o consome, ele, com certeza, acabará mofando na prateleira, ou melhor, ficará esquecido com a sua formula cuidadosamente guardada num arquivo. Pense um pouco? Qual é o valor da coca-cola sem a criação renovada da sua mídia, qual é o valor do “MACqualquer coisa” se seu processo não estiver ligado à imagem do que acontece no mundo jovem. Se sua boa formula antiga não for renovada, não se preocupe um dia alguém a encontrará, transformando-a com um pouco de criatividade em algo inovador com destino certo para um mercado ampliado.

Para realizar o sonho de um futuro duradouro, sua empresa, seus sistemas e seus colaboradores devem estar conectados com a produção do algo mais. Para saber qual é esse algo mais, você precisa ter a precisão da competência, que resulta de pesquisas constantes feitas junto aos que fornecem, junto aos que compram. Mas, atenção! Sua pesquisa deve ultrapassar os limites daquilo que os seus clientes são e fazem, ou seja, você devera estar atento aos caminhos que eles estão trilhando, para onde migrarão, criando com antecedência o piso destas estradas.

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Sergio Dal Sasso, consultor empresarial, escritor e palestrante. Palestras em administração, empreendedorismo, vendas e educação profissional.

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